A paródia tem como elemento principal, na maioria das vezes, a comédia,
ou seja, a partir da estrutura de um poema, música, filme, obras de
arte ou qualquer gênero que tenha um enredo que possa ser modificado.
Mantém-se o esqueleto, isto é, características que remetam à produção
original, como por exemplo o ritmo – no caso de canções – mas
modifica-se o sentido. Com cunho, em muitos casos, cômico, provocativo
e/ou retratação de algum tema que esteja em alta no contexto abordado
(Brasil, mundo política, esporte, entre outros).
leitor,
ouvinte, espectador. Para compreender a intenção da paródia, às vezes, é
necessário um pré-conhecimento do objeto inicial, por isso, em geral,
opta-se por parodiar obras que sejam conhecidas pelo público a ser
atingido. Utilizada também em propagandas, a paródia é um meio de familiarizar o produto em questão com as pessoas alvo. É o caso da lã de aço “Assolan”, que em seus comerciais televisivos parodia músicas de alguns grupos e/ou cantores que estão na mídia, isto é, canções que, normalmente, a sociedade já ouviu e, com isso, mantendo o ritmo e mudando a letra, os espectadores gravam consciente ou inconscientemente os trocadilhos e acabam adquirindo determinado item. Retornando à marca “Assolan”, sua reformulação em cima de “Festa no apê – Latino” foi a seguinte: Original “Hoje é festa lá no meu apê, pode aparecer, vai rolar bundalelê …Paródia “A família não para de crescer, usou, passou, limpou, é Assolan fenômeno |
O novo contexto empregado à estrutura do que já existia passa por um processo de intertextualização para o
domingo, 22 de julho de 2012
Paródia !
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